A filosofia e a ciência

O nome da coluna é Filosoflávio. O meu nome é Flávio. Mas eu não sou filósofo. Filósofos são poucos, pouquíssimos. Filósofo é Platão e mais uma dúzia, no máximo.

Eu sou apenas um apaixonado pela Filosofia. No meu ritmo, com a minha limitada inteligência, sem compromisso, gosto de ler filosofia, e gosto de pensar sobre os assuntos mais essenciais. Sobre as causas primeiras, como e por que as coisas são do jeito que são. Temas filosóficos. Pela própria etimologia do nome, a filosofia é um amor a sabedoria, portanto, mesmo não sendo sábio, por amor, eu posso especular.

Penso que todo o mundo pode fazer isso. Tomo a iniciativa de escrever agora sobre um tema muito interessante e que normalmente gera muita confusão em quem se interessa por filosofia.

Quais seriam as semelhanças e as diferenças entre a filosofia e a ciência?

Na antiguidade, a filosofia se confundia com a ciência. Os filósofos eram cientistas. Por que a filosofia é tão semelhante com a ciência a ponto de já ter sido confundida com ela? A filosofia se assemelha com a ciência justamente por ser racional e por não acreditar em nada por boa fé.

A ciência, no entanto, é mais metódica que a filosofia. O cientista já sabe aonde quer chegar, ainda no ponto de partida de sua investigação. O cientista vai sempre à sua experiência com uma idéia, com uma hipótese pré-concebida. A ciência de certa maneira já possui os seus objetos de investigação de antemão. Cabe a ela fazer sínteses de conhecimento experimentando e desvelando as relações de causa e efeito que estes objetos podem lhe dar.

A ciência, por exemplo, formaliza a causalidade do fato da pedra esquentar quando recebe o calor do sol em sua face. Diante deste fato, que passa a ser cientificamente formulado e comprovado, a ciência proporciona usos para o calor do sol, ou outras maneiras de se produzir calor, até para se substituir o calor do sol.

Está aí uma das grandes conquistas da ciência: ela conseguiu domar a natureza. A ciência transformou o que antes metia medo e era causa de morte para o homem – uma cachoeira de rio, por exemplo – em um recurso natural para se produzir energia elétrica, o que é muito bom.

Disso tudo vem uma característica distintiva da ciência com a filosofia. A ciência acaba sempre no final das contas sendo prática, acaba sempre servindo a um propósito que lhe é exterior. A melhoria da vida humana, por exemplo.

Ao contrário das ciências, a filosofia opera através de conceitos traduzidos na linguagem, seja ela escrita ou falada. Este fato faz da filosofia por um lado superior, por outro lado inferior à ciência. Os próprios conceitos pelos quais a filosofia opera já são criações humanas, e por mais racionais que sejam, nunca estão respaldados por uma prova empírica de existência, conseqüentemente nunca estamos certos de que eles estejam certos. Daí vem uma certa anarquia, ou uma certa falta de princípios na filosofia, o que torna as ciências mais confiáveis e limitadas do que ela, mesmo que o rigor lógico-formal da filosofia seja grande.

Contrariando o grande filósofo Kant, não penso que a filosofia deva conquistar o status de ciência. Kant com a sua Crítica da Razão Pura queria encontrar fundamentos para que os assuntos de filosofia pudessem ser tão criteriosamente analisados quanto os de ciência. Ele queria dar à filosofia o mesmo grau de austeridade que a ciência.

Na realidade, a austeridade ou a infalibilidade muito pouco valem na filosofia. Penso que a filosofia deve ser uma aventura. Em filosofia, muito mais valorosa que uma verdade empírica é a verdade formal do pensamento com a sua tradução escrita ou verbal. O que vale é a fidelidade com que o filósofo consegue comunicar o que pensa.

No final das contas, a filosofia se diferencia da ciência basicamente por dois aspectos: porque é um fim em si mesma e porque não limita o seu campo de investigação para chegar a um saber determinado. A ciência só é tão bem sucedida por causa dos limites que se impôs. Seria um absurdo a filosofia se impor limites, porque o que ela quer é exatamente investigar o que de uma forma ou de outra não pode ser limitado.

About these ads

14 Respostas para “A filosofia e a ciência”

  1. Acabo essa leitura e começo a tentar fazer um de-para, como se tentasse alocar em caixas hipotéticas o espaço da filosofia, da ciencia, da arte, do dia-a-dia, qual o compromisso e a falta dele entre cada um deles? quem foi cinetista ou é pode ser um artista, pode ser um filósofo? a distinção pressupõe a exclusão?

    Isso é food for the thougth!

  2. Flávio,
    Qual a sua opinião sobre a popularização da filosofia?
    Nos últimos anos, alguns autores se referem à “Filosofia da MTV”, à “Filosofia dos Simpsons” e até em livros de auto-ajuda.
    Estamos assitindo à uma popularização saudável, no sentido de simplificar os conceitos e temas filosóficos para que o grande público tenha um acesso maior; ou trata-se de uma simplificação rasteira de questões bem mais profundas?
    Grande abraço,
    Betinho Cançado.

  3. flavio achas que é possivel viver sem a tecnociencia??

  4. Parabens pelo blog …flavio um cara de ouro que nao desperdica palavras
    abraco

  5. laryssa ferreira Diz:

    Afilosofia ea ciencia se assemelham justamente por serem racional?parabens pelo blog que e exelente.

  6. Existe Natureza Flávio, existe acima da natureza um imenso organismo. Sabemos que a natureza não é sempre a mesma, e que ela depende de nós. Como você defiria a ética pupular, relacionada a caos que se encontra hoje a natureza?

  7. Saudações,

    Grato por sua Bela Postagem, foi util para a conclusão de uma pesquisa Escolar, Fique tranquilo pois o que está aqui disponivel é de grade Proveito para muitas Pessoas.

  8. quis oo pre-, requisitos para a contituição da ciencia?

  9. fuck you ciência hahahahah

  10. Muito bom, me ajudou muito no trabalho da faculdade.
    Obrigada

  11. Ha diferenca sim.a filosofia é a mae da ciancia,

  12. josué mateus Diz:

    há diferença, pois a ciência depende das questões filosoficas, a ciência já tem parte das questões ja respondida, mas é a filosofia que as fomula e busca respostas para elas.

  13. Flavio para os filósofos da antiguidade oque é Ciência ?
    aguardo sua resposta !!

  14. Flávio, Qual a diferença e semelhança entre filosofia da natureza e das ciências da natureza?
    Espero ansiosa pela sua resposta!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: