A literatura é neutra

Num livro do filósofo romeno Cioran tem um frase de Samuel Beckett, dramaturgo irlandês, sobre seu compatriota, o escritor James Joyce:

Ele não se revoltava nunca, era indiferente, aceitava tudo. Para ele, não havia nenhuma diferença entre a queda de uma bomba e a queda de uma folha…

Que frase maravilhosa…

Joyce é o maior expoente da literatura moderna. Um homem que fazia o que queria com as palavras, um homem que de tanto dominar a língua inglesa, a língua do colonizador da Irlanda por sinal, resolveu explodí-la subvertento todas as suas regras mais íntimas, fazendo uma espécie fusão nuclear com as palavras, criando uma bomba atômica de significados com elas.

Não interpreto a frase como diminuitiva do Joyce, cuja obra é abrangente e universal ao máximo. Joyce se propõe a falar de tudo e de todos, da maneira mais clara e ao mesmo tempo polissêmica possível. Em seus livros, Dublin é todo o mundo. E cada um é toda a humanidade. Até o cocô da galinha tem uma significação universal profunda na obra do Joyce. Não é à toa que o nome do personagem principal de Finnegans Wake é HCE (Here Comes Everybody).

O fato é que para quem tem a pretensão de retratar a universalidade e a pluralidade do mundo, não existe outra maneira de se posicionar a não ser como observador, sem tomar partido, sem sentir as dores do outro.

Aliás, existe outra maneira de se fazer literatura? Penso que não.

O objetivo da literatura não é ser contra ou a favor de nada. Ela não tem que ter mensagem social nenhuma, não tem que ter convecimento ou ser objeto de desejo. Para isto temos a propaganda, a panfletagem, a pornografia… Podemos escrever um texto de ciências sociais sobre as injustiças do mundo. Mas tudo isso é diferente da literatura.

A literatura não deve ter outro objetivo além de proposcionar ao leitor prazer estético e a epifania de algum aspecto essencial da realidade.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: